Jornais

Newsletter

cadastre-se para receber novidades

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018 REUNIRÁ MAIS DE 60 MIL PESSOAS EM SALVADOR

Publicado em: 2018-03-05

A 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018) será realizada entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador, na Bahia. Com a maior parte das atividades concentradas no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento conta ainda com atividades em territórios temáticos como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade.

O FSM 2018 será o espaço de diálogo e convergência com estimativa de mais 60 mil pessoas, de 120 países, que estarão na cidade com o objetivo de debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes antidemocráticos e genocidas que diversos países estão enfrentando nos últimos anos. Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o Fórum visa promover a transformação do ser humano em busca de “Um outro mundo possível”.

Representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais já confirmaram presença no evento, entre eles, o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; o filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie; Francine Mestrum, da Justiça Global Social, entre outros.

Inscrições

As inscrições individuais e de organizações podem ser feitas até o dia 10 de março, através do site www.fsm2018.org ou presencialmente, durante a realização do evento. As inscrições de atividades e para a Feira da Economia Solidária, foram finalizadas no dia 25 de fevereiro. Apenas organizações, coletivos, redes, ONGs e/ou associações puderam inscrever as atividades que farão parte da Programação do Fórum.

Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, as atividades do Fórum devem convergir para os seguintes eixos temáticos: Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia; Paz e Solidariedade; Povos Indígenas e Vidas Negras Importam.

Todas as atividades inscritas no FSM 2018 são autogestionadas, ou seja, cada organização se responsabiliza por toda gestão do evento (formato, palestrantes, passagens, translado, hospedagem, etc.). Já a Organização do Fórum, garante a infraestrutura para a realização das atividades propostas e a divulgação na Programação do site do Fórum.

Sobre o Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é uma iniciativa da sociedade civil organizada, nascida em Porto Alegre, em 2001, que promove o encontro democrático, plural e de resistência com o objetivo de incentivar debates, aprofundamento da reflexão coletiva, troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos da sociedade civil organizada e organizações comunitárias que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital.

O evento é realizado a cada dois anos, sendo que nos anos de intervalo, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são realizados para dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões. O último foi realizado no Canadá, em 2016.

Para a edição do FSM 2018, a novidade é unir aos eixos, lemas e bandeiras com o intuito de contribuir ao processo de mobilização e articulação das resistências entre si, que são abertos e podem ser propostos por redes, plataformas, organizações e movimentos sociais. Alguns lemas já sugeridos em consultas feitas no site do FSM são: “A vida não é mercadoria”, “Nada sobre nós, sem nós”, “Cidadania sem Fronteiras”, “Vidas Negras Importam”, entre outros.

Veja a Programação completa do FSM 2018

13 de Março
11h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018 e Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.
15h: Marcha de Abertura – Resistir é Criar, Resistir é Transformar
19h: Show/Atividades Político-culturais

14 de Março
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais

15 de Março
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h; Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais

16 de Março
9h: Assembleia Mundial das Mulheres
12h: Reunião das Relatorias
12h: Atividades Autogestionadas
14h30: Atividades Autogestionadas
15h: Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências
17h: Atividades Autogestionadas
20h: Ato Político-cultural Rumo ao FAMA

17 de Março
8h30: Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós-Fóruns)
9h: Atividades Autogestionadas
11h: Atividades Autogestionadas
12h: Cortejo Cultural
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
14h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

18 de Março
9h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM
18h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018 e Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Marcha de abertura, o Encontro da Diversidade das Lutas

A tradicional Marcha de Abertura do FSM 2018 ocorrerá no dia 13 de março, a partir das 15h. O percurso sairá da praça do Campo Grande, passando pela Avenida Sete, até a Praça Castro Alves, palco de grandes manifestações de luta e resistência baiana. Em seus quatro quilômetros, estima-se que milhares de pessoas tomem as ruas do Centro de Salvador. Com desfecho aos pés do poeta Castro Alves, na “Praça do Povo”, como é conhecida, a grande abertura contará com um palco para apresentações culturais, performances artísticas e musicais. O intuito da marcha é estimular organizações, coletivos, redes e pessoas a expressarem suas lutas por “Um outro mundo possível!”.

No mesmo dia, está prevista uma coletiva de imprensa, na Reitoria da UFBA, às 11h da manhã, com integrantes do Coletivo Brasileiro do Fórum Social Mundial 2018 e Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Assembleia Mundial das Mulheres

A Assembleia Mundial das Mulheres sempre foi ponto alto durante o FSM. E em Salvador, inovará como única e exclusiva atividade no meio da programação oficial do FSM 2018, na manhã do dia 16 de março. O intuito é assegurar que as mulheres com outras agendas políticas no Fórum estejam liberadas para debater suas questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras. “O Feminismo e as Lutas das Mulheres”, é o tema definido como um dos eixos temáticos do FSM 2018.

Acampamento Intercontinental da Juventude

Mais do que um alojamento, um território de extensão para debates e discussões políticas do Fórum Social Mundial (FSM2018), o Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), nesta edição, ocupará o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, de 11 a 18 de março, com capacidade para receber mais de seis mil jovens.

Atos, shows e assembleia farão parte das atividades no AIJ, e contará também com uma vila gastronômica da economia solidária, palcos livres para apresentações culturais, mesa-redonda, e o “ritmos da juventude”, que são apresentações com artistas que dialogam com temas sobre as perspectivas e problemáticas que envolvem os jovens.

Para quem tem interesse em participar do Acampamento da Juventude, inicialmente, deverá se inscrever no site do Fórum. O cadastramento para acesso ao AIJ será realizado a partir do dia 24 de fevereiro, que dará direito a um kit, contendo: prato, copo, talher e pulseira de acesso no parque.

Cobertura para Imprensa

Estão abertas as inscrições de jornalistas e comunicadores(as) para o Centro de Mídia do Fórum Social Mundial 2018. Poderão se inscrever profissionais destacados(as) por veículos de mídia convencional e do universo das mídias livres, entre repórteres de impresso, internet, televisiva ou de rádio.

As inscrições devem ser feitas até o início do FSM, através do site ou no local do evento, sendo que as credenciais aprovadas deverão ser retiradas no balcão de mídia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Comunicação Compartilhada do FSM 2018

Resistir é criar, resistir é transformar!

Fonte: https://wsf2018.org