Jornais

Newsletter

cadastre-se para receber novidades

BRUMADINHO PODE SER MAIOR ACIDENTE DE TRABALHO DO BRASIL

Publicado em: 2019-01-29

Felipe Souza e João FelletDa BBC News Brasil

O resgate desesperado de uma mulher enlameada, helicópteros carregando corpos constantemente e famílias desesperadas em busca de famíliares desaparecidos.

As imagens após o rompimento de três barragens da Vale em Brumadinho (MG) na sexta-feira são registros do maior acidente de trabalho da história do Brasil, e que poderá se tornar o segundo acidente industrial – denominação para desastres de larga escala causados por atividades empresariais – mais mortífero do século 21 em todo o mundo, segundo especialistas e rankings compilados pela BBC News Brasil.

Até a noite desta segunda-feira, haviam sido contabilizados 65 mortos, e 279 pessoas estavam desaparecidas, de acordo com as equipes que atuam no resgate de vítimas. Após 72 horas do acidente, as chances de se encontrar pessoas vivas sob a lama são mínimas.

'É devastador passar por isso de novo', diz médica voluntária em Mariana e Brumadinho
'Desastre em Brumadinho deve ser investigado como crime', diz ONU
Só serão contabilizados como vítimas de acidente de trabalho os funcionários da Vale, incluindo os terceirizados. Entre os 65 mortos encontrados também há moradores, mas boa parte das pessoas ainda não encontradas é de funcionários da mineradora.

Segundo o professor de direito do trabalho na Universidade de Guarulhos (UNG) Gleibe Pretti, o maior acidente registrado no Brasil até então tinha sido o desabamento de um galpão em Belo Horizonte – que deixou 69 mortos em 1971.

Fonte: /www.bbc.com