História

A luta para criar um sindicato específico que representasse os trabalhadores em vendas de consórcios e de veículos na Bahia começou em 1992. O companheiro Dílson José Alves Santos reuniu um grupo de vendedores cansados da falta de uma entidade que os representassem e criou o SINTECONVE – Sindicato dos Trabalhadores em Vendas de Consórcios e Veículos no Estado da Bahia.

Depois de muita luta para conseguir o registro do sindicato, este saiu em 2004. Após cumprir todas as formalidades, a Coordenação Geral de Registro Sindical – CGRS liberou o registro. A partir daí, Dilson passou a conhecer outros sindicatos do ramo específico de vendas de carro e consórcios em outros estados brasileiros como: Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Juntos criaram a Federação Nacional dos Trabalhadores em Vendas de Consórcios, Venda de Veículos e Empregados em concessionárias – FENATRACODIV.

Em 2009, a fim de uniformizar o nome da entidade com os demais sindicatos dos outros estados, o presidente Dilson convoca Assembléia para a mudança estatutária do nome do sindicato que passou a ser chamado de SINDCON-BA - Sindicato dos Trabalhadores em Vendas de Consórcios de Veículos, Vendedores de veículos, Distribuidoras de veículos e Congêneres do Estado da Bahia.

Em março de 2010, Dilson José Alves dos Santos, veio a falecer. A partir daí, quem assume o sindicato é o vice-presidente, Jorge Raimundo da Fonseca. Desde que assumiu o Sindcon, o presidente atual tem lutado para reorganizar o sindicato e luta com a categoria por melhores condições de trabalho e salários.